07 dezembro 2022

Lula quer mudar regras nas aposentadorias por invalidez e pensões por morte

07.12.2022

Do blog CAPITALIST, 05.12.22

Por William Correia

Plano é rever pontos da Reforma da Previdência que diminuíram valores recebidos por beneficiários. Economia prevista inicialmente se perderia

Prestes a iniciar um novo governo, a Reforma da Previdência completa três anos. Para quem não lembra, o projeto envolveu a alteração de regras que dão acesso a determinados benefícios e alterou vencimentos de quem já os tinha. A situação causou a indignação de parte da população, sobretudo trabalhadores. Assim, para contornar o mal-estar, adotaram-se algumas normas de transição a fim de não prejudicar quem estava prestes a conseguir o benefício. De qualquer maneira, muitas pessoas se sentiram prejudicadas. E, para reverter isso, ao menos parcialmente, Lula tem um plano. É o que diz o jornal O Globo.

O grupo de trabalho da equipe de transição que cuida do tema já está trabalhando em uma proposta. A princípio, são duas as mudanças que serão alvo de prioridade: pensão por morte e aposentadoria por invalidez. Em síntese, acontece que ambos os benefícios sofreram cortes, deixando de ser integrais, já a partir do primeiro ano do governo Bolsonaro. A expectativa é promover uma mudança nos cálculos, no intuito de elevar os vencimentos. Com isso, espera-se também que a economia prevista com a Reforma da Previdência seja menor do que aquela que se prospectava.

Representantes do GT da Previdência já anunciaram qual deve ser a proposta apresentada. No caso da pensão por morte, que hoje equivale a 50% do valor do benefício com adicional de 10% por dependente, a pretensão é subir para uma faixa entre 70% e 80%. Em contrapartida, o percentual relacionado aos dependentes não sofreria alteração. Quanto a aposentadoria por invalidez, o pagamento retornaria ao patamar integral. Hoje, ele representa 60% da média das contribuições, com um extra de 2% por ano que exceder os 15 de contribuição.

*****

Fonte:Lula quer mudar regras das aposentadorias por invalidez e pensão por morte (capitalist.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós e a notícia é um blog de notícias atuais