31 julho 2023

Robert Oppenhheimer,o Pai da Bomba Atômica

31.07.2023

Publicado por Irineu Messias

Julius Robert Oppenheimer foi um físico teórico americano que liderou a equipe de cientistas que desenvolveu a primeira bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial. Nascido em Nova York em 22 de abril de 1904, Oppenheimer estudou em Harvard e na Universidade de Cambridge antes de se tornar professor de física na Universidade da Califórnia em Berkeley.

Em 1942, Oppenheimer foi recrutado pelo governo dos Estados Unidos para liderar o Projeto Manhattan, um esforço secreto para desenvolver uma arma nuclear. Ele supervisionou a construção do laboratório em Los Alamos, Novo México, onde a bomba foi desenvolvida.

A bomba atômica foi testada com sucesso em 16 de julho de 1945, em um local no deserto do Novo México conhecido como Trinity. O sucesso do teste levou à decisão de usar a bomba contra o Japão. Em 6 de agosto de 1945, uma bomba atômica foi lançada sobre a cidade japonesa de Hiroshima, matando mais de 100.000 pessoas instantaneamente. Três dias depois, uma segunda bomba foi lançada sobre Nagasaki, matando mais de 70.000 pessoas.

"Sabíamos que o mundo não seria o mesmo. Algumas
pessoas riram, algumas pessoas choraram, a maioria das pessoas ficou em silêncio."
Oppenheimer

Após a guerra, Oppenheimer se tornou um defensor do controle internacional de armas nucleares e se opôs ao desenvolvimento da bomba de hidrogênio. Ele também se envolveu em questões políticas e sociais, apoiando o movimento pelos direitos civis e se opondo à Guerra do Vietnã.

Em 1954, Oppenheimer foi acusado de ser um simpatizante comunista e teve sua autorização de segurança revogada pelo governo dos Estados Unidos. Embora tenha sido absolvido das acusações, sua carreira científica foi prejudicada e ele se aposentou em 1966.

Julius Robert Oppenheimer é lembrado como um dos cientistas mais importantes do século XX, mas também é controverso por seu papel no desenvolvimento da bomba atômica e suas opiniões políticas. Sua vida e legado continuam a ser objeto de debate e estudo até hoje.

*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós e a notícia é um blog de notícias atuais