16.01.2024
Do portal MSN NOTÍCIAS
A Advocacia Geral da União (AGU) notificou a Polícia Federal para investigar a disseminação de fake News sobre a suposta taxação do Pix. O órgão também acionou a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para investigar comerciantes que cobram preços abusivos ao diferenciarem pagamentos via Pix e em dinheiro.
O advogado-geral da União, Jorge Messias, destacou que fake news geraram desinformação, prejudicando comerciantes e cidadãos, e pediu abertura de inquérito para identificar os responsáveis. Entre os crimes está a falsidade ideológica, com uso de mensagens falsas e símbolos da Receita Federal, Ministério da Fazenda e governo federal para cobrar falsos impostos.
Messias também solicitou que a Senacon e os Procons estaduais promovam campanhas educativas para esclarecer a população sobre o uso do Pix e evitar novos golpes. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a disseminação de fake news sobre o Pix fortalece organizações criminosas. “A AGU foi envolvida para tomar providências judiciais contra os golpistas.
Quem está divulgando fake news está patrocinando organizações criminosas no país, que estão atuando, mandando boleto para a casa das pessoas, cobrando a mais indevidamente, dizendo que estão sendo taxados.
****
Nenhum comentário:
Postar um comentário