24 agosto 2022

Memórias de um servidor: a história de Irineu Messias

24.05.2022

Do portal do SINDSPREV, 22.08.22

Irineu Messias

Histórias são sempre importantes para o desenvolvimento da sociedade. Já nos dizem os estudiosos que elas têm uma relação direta com o homem em seu tempo, e essa relação investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Sem dúvidas, Irineu Messias, secretário-geral do Sindsprev Pernambuco é um homem repleto de conhecimento e a História perpassa em suas palavras nos poucos minutos de prosa que dedica aos seus ouvintes.

Quando Irineu cita seus feitos de luta como sindicalista, ele fala dos tempos de ditadura militar. Quando ele cita as suas vivências, cita o cenário político de cada uma delas e as explica com riqueza de detalhes. Não fosse essa sua característica, uma entrevista de 40 minutos de conversa não mencionaria com precisão a monocultura do açúcar, que levou sua mãe solo a trafegar pelo êxodo rural, saindo da cidade de Vicência — Mata Norte de Pernambuco e ocupando os morros de Casa Amarela, residindo nas comunidades periféricas do Alto do Eucalipto e Alto do Refúgio, por exemplo.

Irineu é filho de empregada doméstica aposentada, que mesmo com pouca leitura era devota dos livros e o fez assumir essa prática quando ainda era criança, por incentivo também de sua avó sem alfabetização mas muito incisiva na prioridade de seus estudos. A luta das mulheres faz parte da construção histórica do nosso secretário que ingressou na militância ainda no ginásio, desafiando sua diretora autoritária, em 1980 nos tempos que estudava na Escola Municipal do Vasco da Gama, ao criar o centro cívico da escola e ser eleito o primeiro presidente: “esse fato é minha primeira lembrança de militância e a partir daí tomei gosto pelos movimentos sociais”, afirma.

A pobreza extrema vivida por sua família não deteve o desempenho do servidor. Numa corrida incessante com os estudos nos quais se aliava, aos 19 anos, Irineu foi aprovado no concurso público e tornou-se servidor do Ministério da Saúde. Três meses após já estava envolvido na grande greve que aconteceu em 1987. “Eu sei que tinha pouco tempo de carreira, mas como servidor do Hospital Agamenon Magalhães entendia a importância daquela luta. Nós, servidores públicos federais, não tínhamos sequer sindicato para nos organizar enquanto instituição trabalhista e foi com essa grande greve que conseguimos essa conquista”, relatou.

Outro fato marcante em sua vida foi a luta pelo SUS, com ações desde visitas nas comunidades periféricas a atos políticos em praça pública para falar dos direitos dos trabalhadores da saúde, do maqueiro e do auxiliar de limpeza, ao médico em sala de cirurgia. 

A história do sindicalista perpassa  pelo Ministério da Saúde mas também pelo Ministério da Previdência, lotado na Junta de Recursos. O mesmo já foi dirigente do Sindsprev-PE (1996), mas também presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social (CNTSS/CUT) entre os anos de 2003 e 2007. Nesse tempo, representou mundialmente a comissão de saúde nacional em Genebra, na Suíça, além de palestrar em conferências na Itália, Argentina e Peru. Os servidores de estados brasileiros como Maranhão e aqui em Pernambuco, também já assistiram depoimentos de suas lutas.

Para Irineu, militante e pastor evangélico, sua fé é fonte de forças para lutar pelas pessoas em situação de fraqueza, mais pobres e até mesmo em vulnerabilidade:  “sou crente pentecostal da assembleia de Deus e nunca houve conflito entre minha fé e a militância política. É possível fazer isso nos princípios bíblicos e foi aí que eu vi que estava sendo absolutamente correto já que quando o assunto é luta, há as pessoas que não querem, também existem as pessoas que não podem e tem outras que têm medo de lutar pelos seus direitos. Nossa missão é lutar também por essas pessoas”, concluiu. 

Deputado Isaltino Nascimento e Irineu Messias

*****

Fonte:https://sindsprev.org.br/site/noticia/28178/memorias-de-um-servidor-a-historia-de-irineu-messias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós e a notícia é um blog de notícias atuais