15.09.2022
Por Tânia Passos, 14.09.22
“A vida pública é uma entrega e é preciso compromisso com as minorias. A elite sempre teve representação e as populações menos favorecidas também precisam ser representadas. Há dois caminhos e escolhi ficar ao lado dos que mais precisam”, ressaltou o deputado.
Isaltino Nascimento está no seu quinto mandato parlamentar e já elaborou mais de 45 leis na defesa de temas importantes para a sociedade como saúde e segurança, acessibilidade, leis contra o assédio moral, incentivo à agricultura familiar e defesa da agroecologia e meio ambiente. Também é um defensor do povo negro e está nas trincheiras da luta antirracista e da diversidade pelos direitos da população LGBTQIA+.
Durante toda a sua carreira como Deputado participou de comissões importantes como: Comissão Especial de Implantação do Programa Fome Zero e vice-presidente da comissão de Agricultura e Política Rural. Também foi vice-presidente da Comissão de Saúde e integrou as comissões de Defesa da Cidadania e de Constituição, Legislação e Justiça. Além das Comissões de Defesa do Meio Ambiente, Constituição, Legislação e Justiça e Ética Parlamentar, Direitos Humanos e Participação Popular.
O vereador Luiz Eustáquio destacou a importância da atuação de Isaltino como parlamentar. “Isaltino sempre um foi um líder e ajudou a fundar o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social de Pernambuco (Sindsprev-PE). Foi ele quem me trouxe para o sindicalismo e desde então estamos juntos na defesa dos trabalhadores”, afirmou o vereador.
MEDALHA
José Mariano Carneiro da Cunha (1850-1912) nasceu em família da aristocracia canavieira, no Engenho Caxangá, no município de Gameleira, atual distrito de Ribeirão, em Pernambuco. No Recife, ele ingressou na Faculdade de Direito do Recife. José Mariano ingressou na carreira política e ao lado de outras personalidades ajudou a traçar as bases do que viria a ser o Movimento Abolicionista de Pernambuco.
O abolicionista fundou no Recife a Sociedade Protetora da Infância Desvalida e com o advento da República em 1889. Essa Sociedade, de caráter filantrópico, buscava arrecadar recursos para alforriar filhos de escravizados e promover a instrução destes, pois o Estado não assumia esse dever.
*****
Nenhum comentário:
Postar um comentário