20 setembro 2022

Isaltino recebe apoio de gestores da saúde estadual

20.09.2022

Por Tânia Passos*

Isaltino recebe apoio de trabalhadores da saúde

Secretária-executiva de Atenção à Saúde (SEAS), Cristina Mota

Uma plenária com o segmento da saúde no mesmo dia em que o Sistema Único de Saúde (SUS) completou 32 anos, ontem dia 19 de setembro. O encontro com trabalhadores da saúde foi um momento também de reconhecimento pelo trabalho que o deputado vem fazendo nessa área, desde quando ele entrou para o serviço público, por meio de concurso no Hospital Agamenon Magalhães. 


Isaltino desde o início da sua carreira se envolveu nas causas dos trabalhadores da saúde e ajudou a fundar o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev-PE), em 1989. 

Antes disso, Isaltino participou do debate das plenárias da constituinte, que resultaram no texto enviado para ser aprovado no Congresso Nacional da criação do SUS. “O SUS foi um sonho que se tornou realidade. A lei 8080 só foi regulamentada no dia 19 de setembro de 1990 e foi um marco para a saúde no nosso país. Foi graças ao SUS e ao trabalho dos profissionais de saúde, que muitas vidas foram salvas durante a pandemia da Covid-19”, ressaltou o parlamentar.

Entre os participantes da plenária da saúde, estiveram presentes a secretária-executiva de Atenção à Saúde (SEAS), Cristina Mota, que destacou o trabalho do deputado na elaboração de políticas públicas. “Há um legado que precisa ser defendido por todos nós que é o SUS. Mais do que nunca a saúde precisa ser vista como prioridade e Isaltino sempre levantou essa bandeira na defesa de políticas voltadas para as populações em situação de vulnerabilidade social”, apontou a secretária.

Para Poliana Ribeiro, gerente da 1ª Gerência Regional de Saúde (GERES), o parlamentar sempre esteve presente para defender na Assembleia Legislativa, as ações implantadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). “A trajetória de Isaltino mostra a preocupação dele com as políticas públicas voltadas para as pessoas em situação de vulnerabilidade social e para nós que cuidamos da saúde das pessoas, isso é um referencial importante”, ressaltou. 

O espaço no comitê do deputado, na Rua Manoel Borba ficou lotado para receber o segmento da saúde, que vai apoiá-lo na disputa pela reeleição. Entre as falas que também se levantaram na defesa da candidatura dele estava também a de Paulo César, coordenador de política da Saúde Bucal. “Os sorrisos têm cor, têm identidade, de pessoas que já sofreram demais e precisam de representantes que lutem por eles, assim como Isaltino”, detalhou o coordenador. 

Também fez uma fala na defesa do mandato do deputado, o coordenador da Política LGBTQIA+ da SES, Luiz Valério. “Isaltino sempre defendeu as pessoas em situação de vulnerabilidade e a população LGBTQIA+ também é representada no mandato dele e por isso, o nosso voto é para ele”, declarou. 

Isaltino agradeceu aos participantes e ressaltou as leis que ele fez na defesa da saúde e integridade das pessoas, entre elas a lei contra o assédio moral no serviço público, a lei que instituiu o programa de acompanhamento, aconselhamento genético preventivo e assistência integral às pessoas portadoras de Anemia Falciforme. “Essa é uma doença que afeta principalmente a população negra e precisa ser acompanhada e cuidada ao longo da vida e essa lei garante que o Estado faça esse acompanhamento”, destacou o deputado. 

Outras leis aprovadas por Isaltino que impactam na saúde dos pernambucanos estão: a validade do prazo do garrafão de água mineral, a proibição de fabricar produtos a base de amianto, que provoca câncer, a exemplo das caixas de água. “Pernambuco foi o primeiro estado da federação a proibir o uso de amianto na fabricação de caixas de água. Essa é uma lei em defesa da saúde das pessoas”, lembrou o deputado.

*Tânia Passos, jornalista

*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós e a notícia é um blog de notícias atuais