15.09.2022
Do portal FOLHA DE PERNAMBUCO,
Iniciativa da proposição foi do vereador Luiz Eustáquio (PSB)
Muito emocionado, o deputado agradeceu a honraria. Ele lembrou que há 21 anos foi vereador do Recife, quando se elegeu em 2000. Segundo o deputado, a passagem pela Câmara o ajudou na sua formação para o parlamento. Mas a inspiração para vida pública veio acompanhada também da sua trajetória nos movimentos da Teologia da Libertação da Igreja Católica e no sindicalismo.
“A vida pública é uma entrega e é preciso compromisso com as minorias. A elite sempre teve representação e as populações menos favorecidas também precisam ser representadas. Há dois caminhos e escolhi ficar ao lado dos que mais precisam”, ressaltou o deputado.
Isaltino Nascimento está no seu quinto mandato parlamentar e já elaborou mais de 45 leis na defesa de temas importantes para a sociedade como saúde e segurança, acessibilidade, leis contra o assédio moral, incentivo à agricultura familiar e defesa da agroecologia e meio ambiente. Também é um defensor do povo negro e está nas trincheiras da luta antirracista e da diversidade pelos direitos da população LGBTQIA+.
Durante toda a sua carreira como Deputado participou de comissões importantes como: Comissão Especial de Implantação do Programa Fome Zero e vice-presidente da comissão de Agricultura e Política Rural. Também foi vice-presidente da Comissão de Saúde e integrou as comissões de Defesa da Cidadania e de Constituição, Legislação e Justiça. Além das Comissões de Defesa do Meio Ambiente, Constituição, Legislação e Justiça e Ética Parlamentar, Direitos Humanos e Participação Popular.
O vereador Luiz Eustáquio destacou a importância da atuação de Isaltino como parlamentar. “Isaltino sempre um foi um líder e ajudou a fundar o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social de Pernambuco (Sindsprev-PE). Foi ele quem me trouxe para o sindicalismo e desde então estamos juntos na defesa dos trabalhadores”, afirmou o vereador.
O abolicionista fundou no Recife a Sociedade Protetora da Infância Desvalida e com o advento da República em 1889. Essa Sociedade, de caráter filantrópico, buscava arrecadar recursos para alforriar filhos de escravizados e promover a instrução destes, pois o Estado não assumia esse dever.
****
Fonte:https://www.folhape.com.br/colunistas/blogdafolha/isaltino-nascimento-recebe-medalha-jose-mariano-na-camara-do-recife/33128/
Nenhum comentário:
Postar um comentário