15.06.2023
Editado por Irineu Messias
A ocasião foi uma parte integrante da Conferência Evangélica Alemã, que ocorre a cada dois anos, na cidade de Nuremberg.
Em uma exibição que durou 40 minutos, quatro representações virtuais, sendo duas masculinas e duas femininas, recitaram os discursos em um telão posicionado no centro do púlpito.
A inteligência artificial conhecida como Chat GPT celebrou uma missa na sexta-feira passada (9/6) para uma plateia de mais de 300 seguidores. "Prezados amigos, é uma honra estar aqui hoje e orar por vocês como a primeira entidade artificial a participar da Conferência Evangélica Alemã deste ano", afirmou a tecnologia, personificada por meio de avatares.
A cerimônia religiosa foi apenas um dos diversos eventos que compõem a Conferência Evangélica Alemã, ocorrendo a cada dois anos, e conseguiu reunir uma extensa fila na entrada do edifício neogótico do século XIX, situado em Nuremberg.
A celebração foi organizada pelo Chat GPT em colaboração com Jonas Simmerlein, teólogo e filósofo da Universidade de Viena. "Eu concebi este serviço, mas, na verdade, estou mais como um acompanhante, pois digo que 98% do conteúdo é gerado pela máquina", declarou Jonas em entrevista à agência Associated Press.
A cerimônia durou aproximadamente 40 minutos, com quatro avatares, dois masculinos e duas femininas, recitando os discursos em um telão posicionado no centro do púlpito. A recepção ao evento foi mista, de acordo com entrevistas realizadas pela agência. Em alguns momentos, a falta de expressões expressivas e frases padronizadas provocaram risos na plateia, como quando mencionaram que "para manter nossa fé, é necessário rezar e frequentar regularmente a igreja".
Um indivíduo de 54 anos, entrevistado pela Associated Press, afirmou que não havia "emoção ou alma" na ocasião. Os avatares não demonstravam sentimentos, não apresentavam linguagem corporal e falavam tão rapidamente e de maneira tão monótona que era difícil até mesmo prestar atenção no que diziam.
Outros participantes empolgados registraram a celebração com seus smartphones. Outro entrevistado revelou ter ficado satisfeito, mesmo considerando as restrições e possíveis erros do Chat GPT.
Leia mais:
******
Nenhum comentário:
Postar um comentário