21 junho 2023

Refugiados afegãos fogem do Talibã e enfrentam desafios em novos países

21.06.2023
Editado por Irineu Messias

O Afeganistão está em crise há muitos anos, com milhões de pessoas deslocadas por conflitos, violência e pobreza. 


A situação foi agravada pela tomada de Cabul pelo Talibã em agosto de 2021, que fez com que dezenas de milhares de afegãos fugissem do país. Muitos outros que querem fugir ainda buscam passagem segura para fora do país.

Inúmeros afegãos continuam sob o risco de serem alvo de seu trabalho anterior ou associação com as forças da coalizão, o antigo governo do Afeganistão, programas de desenvolvimento internacional, mídia, sociedade civil e outras organizações que promovem os direitos humanos. Ao longo dos anos, a maioria dos afegãos que fugiram de seu país foram acolhidos pelos vizinhos Irã e Paquistão. 


Outros foram para a Turquia, Alemanha e Estados Unidos. O ACNUR projetou que meio milhão de afegãos podem tentar sair até o final de 2021. A crise humanitária no Afeganistão continua a se deteriorar, com um recorde de 28,3 milhões de pessoas - dois terços de sua população - precisando de assistência humanitária e proteção em 2023. 

A grave situação no Afeganistão continua afetando milhões de pessoas, e o mundo deve continuar a apoiá-los.

A tomada do Afeganistão pelo Talibã em agosto de 2021 desencadeou uma crise humanitária, com milhões de pessoas deslocadas de suas casas. Nos meses seguintes, centenas de milhares de afegãos fugiram do país, buscando refúgio em países vizinhos e além.

Aqueles que conseguiram chegar à segurança enfrentam uma série de desafios. Muitos estão traumatizados pela violência que sofreram no Afeganistão e também podem ter dificuldade em se adaptar à vida em um novo país. Barreiras linguísticas, falta de documentação e acesso limitado à educação e ao emprego podem dificultar a reconstrução de suas vidas para os refugiados.


Além disso, o retorno do Talibã ao poder tornou mais difícil para os refugiados enviar dinheiro de volta para suas famílias no Afeganistão. Esta é uma importante fonte de renda para muitas famílias, e sua perda pode ter um impacto devastador.

Apesar dos desafios, os refugiados afegãos são resilientes e engenhosos. Eles estão determinados a construir uma vida melhor para si e suas famílias e são gratos pela oportunidade de recomeçar em um novo país.

Os desafios do reassentamento

O processo de reassentamento de refugiados afegãos é longo e complexo. Assim que chegam a um novo país, devem primeiro passar por um processo de triagem. Esse processo pode levar vários meses e é projetado para garantir que os refugiados não sejam uma ameaça à segurança.

Depois de serem liberados para reassentamento, os refugiados são designados para uma família ou organização patrocinadora. O patrocinador fornece-lhes assistência financeira e ajuda-os a adaptar-se à sua nova vida.

Os refugiados também enfrentam uma série de outros desafios, incluindo:

Barreiras linguísticas: Muitos refugiados afegãos não falam a língua de seu novo país. Isso pode dificultar a comunicação com outras pessoas e o acesso aos serviços.


Falta de documentação: Muitos refugiados não possuem passaporte ou outra documentação. Isso pode dificultar as viagens, o trabalho e o acesso à educação.

Acesso limitado à educação e ao emprego: os refugiados podem ter dificuldade em encontrar empregos que correspondam às suas habilidades e experiência. Eles também podem enfrentar discriminação no local de trabalho.

A necessidade de suporte

Os refugiados afegãos precisam do nosso apoio. Podemos ajudá-los doando para organizações que prestam ajuda aos refugiados. Também podemos defender políticas que tornem mais fácil para os refugiados reconstruir suas vidas.

Aqui estão algumas organizações que fornecem ajuda aos refugiados afegãos:

ACNUR: O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados é a principal organização mundial para refugiados. Eles fornecem comida, abrigo, cuidados médicos e outros tipos de assistência aos refugiados.


IRC: O Comitê Internacional de Resgate fornece ajuda de emergência e assistência de desenvolvimento de longo prazo para pessoas afetadas por conflitos e desastres. Eles estão trabalhando para ajudar os refugiados afegãos a se reassentar nos Estados Unidos.

Mercy Corps: Mercy Corps é uma organização sem fins lucrativos que fornece ajuda humanitária a pessoas necessitadas. Eles estão trabalhando para ajudar os refugiados afegãos no Afeganistão e nos países vizinhos.
****

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós e a notícia é um blog de notícias atuais