31 outubro 2025

Geap participa de Dia Nacional de Prevenção ao AVC na Câmara dos Deputados

31.10.2025
Do portal da GEAP


No Brasil, a cada seis minutos uma pessoa morre por consequência de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e 70% dos que têm um AVC ficam com sequelas. Para chamar atenção para a importância de políticas públicas para tratar o tema, a Câmara dos Deputados realizou uma solenidade para marcar o Dia Nacional de Prevenção e Combate ao AVC na última quarta-feira, 29.

A Geap Autogestão em Saúde esteve presente no evento, representada pelo diretor Assistencial, David Basbaum, que destacou o cuidado que a Operadora tem com os 390 mil beneficiários, sendo 165 mil deles com mais de 59 anos e 1.011 com mais de 99 anos.

“Nós somos a maior operadora em autogestão do país, presente em todos os estados do país e chegamos aos 80 anos com muita força. Existe um trabalho intenso de ampliação da rede prestadora, que saltou de 16 mil para mais de 30 mil neste ano, a fim de dar segurança ao nosso beneficiário. No último ano, demos a garantia de assistência para mais de 6.500 pacientes com casos relacionados aos AVCs, que tiveram tratamento em tempo hábil, diminuindo a incidência de sequelas”, ressaltou o diretor.


O evento foi promovido pela deputada Renata Abreu (Podemos-SP), autora do Projeto de Lei nº 5477/2025, que institui a Política Nacional sobre o AVC no âmbito do SUS. “Convidamos toda a sociedade a discutir, debater e aprimorar essa proposta, que transforma numa política de Estado aquilo que hoje depende da boa vontade dos gestores públicos”, afirmou a deputada Renata Abreu.

Em nome do diretor-presidente da Geap, Douglas Figueredo, David Basbaum colocou a operadora à disposição para a discussão legislativa do tema, compartilhando a expertise da instituição para o aprimoramento da política pública.

“Para nós da Geap, com a responsabilidade de atender beneficiários em todo o país, é um chamamento participar desse debate e as nossas portas estão abertas para construirmos juntos uma atenção primária melhor e garantir que mais pessoas se salvem, sem sequelas”, destacou.

Política Nacional sobre o AVC 

Segundo a parlamentar, o projeto estabelece princípios claros, baseados na universalidade, na equidade no acesso aos serviços de saúde, na promoção e prevenção com foco nos fatores de risco, no atendimento multiprofissional e humanizado, no uso de telemedicina para apoiar unidades que não têm especialistas, na educação permanente dos profissionais, no apoio psicológico a pacientes e familiares e na criação de um sistema nacional de informação sobre o AVC para diagnóstico e reabilitação.

Renata Abreu acrescentou que a nova política colocará o paciente no centro do cuidado, por meio de campanhas educacionais permanentes para reconhecer os sinais de alerta para os AVCs, incentivar hábitos saudáveis de vida e combater o tabagismo, além de criar centros de referência e ampliar exames e terapias de ponta, com profissionais especializados, equipes treinadas e protocolos padronizados.Essas ações serão um passo decisivo para que o Brasil possa garantir o que a Constituição determina, que é a saúde, de fato, como um direito de todos os cidadãos”, ressaltou ela.
******
Fonte: https://www.geap.org.br/geap-participa-de-dia-nacional-de-prevencao-ao-avc-na-camara-dos-deputados/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós e a notícia é um blog de notícias atuais