18 maio 2022

Falsa advogada e falso assessor são presos por aplicar 'golpe do INSS' em mais de 50 vítimas em três estados

18.05.2022

Do portal G1

Por Mário Carvalho e Priscilla Aguiar, TV Globo e g1 PE

Terceira pessoa envolvida nos crimes é procurada. Ações ocorreram em Pernambuco, São Paulo e Alagoas, segundo  

Dupla aplica golpes do INSS em mais de 50 pessoas em Pernambuco, São Paulo e Alagoas

Uma falsa advogada e um homem que se passava por assessor dela foram presos por aplicar o "golpe do INSS", enganando quem tentava solicitar benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social. As prisões ocorreram nesta terça (17), em Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Grande Recife. Segundo a Polícia Civil, ao menos 57 pessoas foram prejudicadas em Pernambuco, São Paulo e Alagoas (veja vídeo acima).

O delegado Ney Luiz Rodrigues, titular da Delegacia de Porto de Galinhas, afirmou que foi encontrado com a dupla um caderno com os nomes de 57 pessoas, contendo senha e nome de acesso para o site do INSS. Os dois foram autuados em flagrante por estelionato e associação criminosa.

A prisão ocorreu no momento em que a falsa advogada e um dos homens que se apresentavam como assessores pretendiam encontrar uma vítima em Porto de Galinhas.

A vítima tinha pago R$ 500 aos dois e procurou a polícia após perceber que a mulher não tinha inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

1 de 1 Ney Luiz Rodrigues disse que há informações da participação de uma terceira pessoa nos crimes — Foto: Reprodução/TV Globo

Ney Luiz Rodrigues disse que há informações da participação de uma terceira pessoa nos crimes. Ele afirmou que os dois homens atuavam na captação de clientes, dizendo que representavam uma advogada e ofereciam serviços no INSS ou até mesmo ajuizamento de ações.

"Eles procuravam pessoas que tinham algum tipo de benefício para receber no INSS ou então um possível direito de recorrer ao judiciário para receber algum benefício social", afirmou o delegado.

Na Delegacia, a mulher autuada em flagrante tentou rasgar parte dos documentos apreendidos, mas foi impedida.

"Por meio desses assessores, a falsa advogada conseguia os clientes e, após receberem esse dinheiro, eles repassavam uma parte para a suposta advogada, mas os serviços nunca eram prestados, até porque essa advogada não tem registro na OAB", disse Ney Luiz.

As vítimas, segundo o advogado, eram em sua maioria pessoas humildes e sem instrução. "A gente percebe que esse pessoal tem um modo de agir específico, sabem conversar, enganar as pessoas. Então, a orientação é sempre procurar um profissional que tem inscrição na OAB, é possível verificar até mesmo na internet", lembrou.

***

Fonte:https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2022/05/17/falsa-advogada-e-falso-assessor-sao-presos-por-aplicar-golpe-do-inss-em-mais-de-50-vitimas-em-tres-estados.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós e a notícia é um blog de notícias atuais