19 maio 2022

ITÁLIA:51% dos jovens de 15 anos na Itália não conseguem entender um texto

19.05.2022

Do portal Agência ANSA

 Save the Children: 'É uma tragédia para a estabilidade do país'

“O abandono escolar precoce implícito, ou seja, a incapacidade de um rapaz de 15 anos de compreender o significado de um texto escrito, é de 51%.

Uma tragédia, não só para o sistema educacional e para o desenvolvimento econômico, mas para a estabilidade democrática de um país.

Os mais afetados são os estudantes das famílias mais pobres, os que vivem no sul e os de origem migratória”. Assim afirmou Claudio Tesauro, presidente da Save the Children Itália, abrindo as obras de “Impossível”, os quatro dias de reflexões e propostas sobre "Infância e Adolescência.

Para Tesauro na Itália há" uma cruel 'injustiça geracional' porque a crise atingiu as próprias crianças. Não apenas 1.384 mil crianças em pobreza absoluta (o número mais alto dos últimos 15 anos), mas uma criança na Itália hoje tem duas vezes mais chances de viver na pobreza absoluta do que um adulto, três vezes mais do que aqueles com mais de 65 anos".

 O presidente da Save The Children lembrou ainda que · "mais de dois milhões de jovens, ou 1 em cada cinco jovens entre os 15 e os 29 anos, estão fora de qualquer tipo de educação, formação e trabalho. Em seis regiões, o número de meninos e meninas Neet já ultrapassou o número de meninos, da mesma faixa etária, inseridos no mundo do trabalho. Na Sicília, Campânia, Calábria para 2 jovens empregados há outros 3 que estão desempregados, em formação e da estudo. Dados que - sublinhou - colidem com a procura do mundo produtivo". 

"Em nosso país, em 6 regiões, os neets, jovens sem formação e emprego, superaram seus pares com emprego, são 2 milhões no total na Itália" . Isto foi afirmado por Daniela Fatarella, Diretora Geral da Save the Children Itália durante "Impossible 2022".

"Os investimentos em crianças - acrescentou Fatarella - devem ser trancados. Para desenvolver estratégias eficazes é preciso conhecer os dados e construir indicadores para medir o impacto. Territórios e inovação social estão no centro da governança".

*****

Fonte:https://www.ansa.it/sito/notizie/cronaca/2022/05/19/il-51-dei-15enni-italiani-incapace-di-capire-un-testo_4a07d7f8-3eb6-4d9d-a4f1-1ddd82f62053.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós e a notícia é um blog de notícias atuais